
Há uma figura da mitologia grega que ajuda a entender um fenômeno contemporâneo melhor do que muitos manifestos políticos: Medusa. Diferente de Atlas, que carrega o mundo, Medusa paralisa. Quem a encara, vira pedra. Não há diálogo, não há nuance, não há movimento, apenas imobilidade. Essa imagem não é apenas estética; ela é profundamente política quando aplicada a certas versões do feminismo contemporâneo.
É preciso começar pelo ponto correto: o feminismo histórico teve um papel relevante e, em muitos aspectos, necessário. As chamadas “primeiras ondas” estiveram associadas à conquista de direitos civis básicos, como o sufrágio feminino, o acesso à educação e a capacidade jurídica plena. Não há controvérsia séria em reconhecer isso. No Brasil, por exemplo, o voto feminino foi assegurado em 1932, e ao longo do século XX houve uma progressiva equiparação formal de direitos entre homens e mulheres. A Constituição de 1988 consagra a igualdade jurídica entre os sexos. Ou seja: o eixo central da desigualdade legal foi, em larga medida, superado.
O problema começa quando o movimento, já sem um inimigo jurídico claro, desloca seu foco para estruturas cada vez mais abstratas, difusas e, muitas vezes, não verificáveis empiricamente. Surge então a ideia de um “sistema” onipresente, patriarcado, machismo estrutural que explicaria praticamente toda diferença de resultado entre homens e mulheres. A consequência lógica disso é perigosa: se toda desigualdade é interpretada como produto de opressão, desaparece a possibilidade de atribuir relevância às escolhas individuais, às preferências pessoais e às múltiplas variáveis que compõem a vida social.
É aqui que a metáfora de Medusa ganha força. O feminismo contemporâneo, em certas vertentes, não apenas critica estruturas sociais, o que é legítimo, mas estabelece um campo discursivo no qual a divergência se torna moralmente suspeita. Não se trata mais de debater, mas de classificar. Quem discorda não está apenas errado; está, em alguma medida, “contaminado” por uma estrutura opressiva. O efeito disso é a petrificação do debate público. Em vez de confronto de ideias, há uma imobilização por constrangimento moral.
Essa dinâmica se reflete em diversas áreas. No mercado de trabalho, por exemplo, há uma insistência em explicar diferenças de renda exclusivamente por discriminação, ignorando fatores amplamente documentados em estudos econômicos, como escolhas de carreira, carga horária, interrupções profissionais e preferências individuais. Isso não significa negar que discriminação exista, ela existe, mas reduzir fenômenos complexos a uma única causa é, no mínimo, intelectualmente pobre.
Da mesma forma, no campo jurídico, observa-se uma tendência crescente de construção de regimes diferenciados baseados em gênero. A legislação brasileira já contempla mecanismos específicos de proteção à mulher em contextos de violência doméstica, o que, dadas as estatísticas de vitimização, encontra justificativa prática. No entanto, a expansão indiscriminada dessa lógica para outros campos pode tensionar um princípio fundamental do Estado de Direito: a igualdade perante a lei. Quando categorias coletivas passam a determinar presunções jurídicas, o risco é substituir a análise individual por uma engenharia normativa baseada em identidades.
Outro ponto sensível é a relação entre feminismo e escolha. O discurso dominante frequentemente afirma que as mulheres devem ser livres para decidir seus próprios caminhos. No entanto, na prática, certas escolhas são valorizadas, enquanto outras são deslegitimadas. Carreiras corporativas, liderança política e independência econômica são frequentemente celebradas como símbolos de emancipação e de fato podem ser. Por outro lado, a decisão de priorizar a maternidade ou a vida doméstica, quando feita de forma voluntária, é muitas vezes reinterpretada como produto de “opressão internalizada”. Essa hierarquização implícita contradiz o próprio ideal de liberdade que o movimento afirma defender.
Há, portanto, uma tensão central que precisa ser enfrentada com honestidade intelectual: é possível defender igualdade de direitos sem impor um modelo único de vida? O liberalismo clássico responde afirmativamente, ao sustentar que o papel das instituições deve ser garantir condições de liberdade, e não orientar os resultados dessas escolhas. Já o feminismo contemporâneo, em algumas de suas vertentes, parece cada vez mais inclinado a julgar os resultados, e não apenas as condições.
Retomando a metáfora, Medusa não dialoga , ela paralisa. E o perigo de qualquer movimento que se torne impermeável à crítica é exatamente esse: perder a capacidade de revisão interna. Ideias que não podem ser questionadas deixam de ser ferramentas de compreensão e passam a funcionar como dogmas. E dogmas, por definição, não evoluem; apenas se defendem.
Isso não significa rejeitar integralmente o feminismo, nem ignorar problemas reais que ainda afetam mulheres em diversas esferas. Significa, sim, recusar a ideia de que uma causa legítima esteja imune a críticas. A maturidade de um debate público se mede, em grande parte, pela capacidade de sustentar divergências sem recorrer à desqualificação moral automática.
Olhar para Medusa é arriscado. Mas talvez seja mais arriscado ainda se recusar a encará-la porque é nesse silêncio que ideias deixam de ser discutidas e passam a ser apenas aceitas. E uma sociedade que aceita sem questionar não é livre; é apenas estática.

Sem comentários por enquanto!