Skip to main content

Os projetos desempenham um papel fundamental ao impulsionar a missão do Atlantos, que é promover e qualificar o debate das ideias da liberdade na sociedade e na academia. Reconhecendo essa importância, buscamos diversificar nossa atuação em múltiplas frentes, pois o liberalismo precisa marcar presença em diferentes esferas da sociedade para que possamos nivelar o debate.

Núcleo de Estudos Atlas

O Núcleo de Estudos Atlas (NEA) é uma iniciativa do Instituto Atlantos responsável por fomentar a atividade acadêmica liberal nas universidades brasileiras. O NEA tem a função de estabelecer diretrizes para a criação e manutenção de grupos de estudos em instituição de ensino superior, cumprindo com a missão do Instituto Atlantos de “promover e qualificar o debate de ideias na academia.”

Lei e Liberdade

Lei e Liberdade é o grupo de estudos ligado ao Atlantos, que se dedica a analisar a ciência jurídica sob a perspectiva da liberdade, estabelecido na Fundação Escola Superior do Ministério Público de Porto Alegre (FMP) e na UFRGS. Desde o início deste ano fiscal, já promovemos eventos abertos à comunidade acadêmica – contando com palestrantes como o professor Marcus Boeira e o professor Pedro Moreira. Na UFRGS, o grupo de estudos se tornou o primeiro projeto de extensão registrado na UFRGS com viés declaradamente liberal.

Empreendedores do amanhã

O Projeto Empreendedores do Amanhã visa despertar o espírito empreendedor e a expectativa de um futuro promissor em jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto envolve eventos sobre empreendedorismo, ministrados em uma linguagem acessível e motivadora. Essa iniciativa nos rendeu uma indicação como finalistas do prêmio Evento do Ano do SFLB Awards. Em 2023, o Instituto Atlantos planeja expandir o Empreendedores do Amanhã, tornando-se nosso projeto de fomento ao empreendedorismo e de defesa à dignidade humana. Buscamos manter a parceria deste projeto com a ONG Pão dos Pobres e fortalecer nossa relação com o palestrante Alex Vilela, conhecido como Empreendedor Periférico, tendo em vista que sua história pessoal de superação se conecta com o público deste projeto.

Produção de artigos

A produção de artigos acadêmicos, de opinião e a tradução de textos têm como propósito consolidar o conhecimento adquirido durante o Ciclo de Formação, assim como por meio dos estudos individuais dos coordenadores. Ligado à Diretoria de Projetos, o nosso projeto tem como objetivo manifestar o esforço intelectual do Instituto Atlantos e evidenciar nosso compromisso com a promoção e qualificação das ideias de liberdade, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade como um todo, a partir da produção de conteúdo. Desde o início deste ano fiscal, conquistamos uma coluna de opinião na Gazeta do Povo e no Boletim da Liberdade, além de obter acesso a publicações na revista Exame, no blog do Instituto Millenium, no Instituto Liberal e no Instituto Mises Brasil. Com relação à tradução de obras, vamos atuar nessa frente conforme a disponibilidade de grants de instituições internacionais, tendo como foco a IEA, a Atlas Network e a FEE.

Ciclo de formação

Ciclo de Formação é um projeto interno para aprimoramento acadêmico dos Coordenadores e Diretores. As reuniões contam com a presença de especialistas alinhados com o discurso liberal e que passam de forma personalizada todo seu conhecimento em sua área de atuação. Este ano, vamos fomentar o conhecimento amplo dos membros sobre as ideias da liberdade, abordando diferentes temas e áreas, desde economia, filosofia, ciências sociais e afins.

Livre para escolher

O Projeto Livre para Escolher é o nosso braço de advocacy focado em pautar temáticas que precisam evoluir pela perspectiva da liberdade. Para o Q2 e o Q3 de 2023, o projeto está direcionado para uma campanha de conscientização, em parceria com a Americans for Tax Reform, sobre cigarros eletrônicos como uma alternativa menos prejudicial às pessoas que não conseguem abandonar o vício da nicotina, baseada em uma abordagem de redução de danos. Esta abordagem visa, em última análise, mover a janela de Overton na questão dos vapes, contribuindo para a liberalização/regulamentação deste produto no Brasil.