Skip to main content

Porque acredito que os Democratas perderiam mesmo antes do atentado

...

Em minha opinião, apesar da tentativa recente de assassinato, uma vitória fácil de Donald Trump sobre John Biden já era esperada. Em junho, a revista The Economist destacou que John Biden já era passivo da menor aprovação da história. Além disso, as odds das casas de aposta demonstram ampla margem para Trump em quase todos períodos desde outubro/2023, conforme mostra o gráfico da Real Clear Politics, que calculou a média das chances de vitória de cada candidato em diferentes sites:

A graph of a graph showing the average of the presidentDescription automatically generated

Segundo a CNN, deputados e senadores democratas pediram para que Biden desistisse da reeleição, visto a derrota iminente. Ainda assim, em alguns dados, o período de John Biden apresentou destaques positivos:

  • A política industrial no CHIPS ACT e no Inflation Reduction Act multiplicaram a produção industrial no curto prazo. Política industrial é um tema complicado, mas por enquanto os resultados são positivos, principalmente pela futura perda da dependência de Taiwan nos Chips.
A graph showing the price of a company
  • Biden foi contra uma ala extremamente progressista dos democratas que defendia a retirada de fundos da polícia. Ele contratou muitos policiais, resultando no maior número de contratações na história dos EUA, o que parece ter levado a uma  gradual redução nas taxas de homicídios.
A graph of a number of numbersDescription automatically generated with medium confidence

O que levaria tamanha discrepância pró republicanos nos votos, levando em conta a própria derrota de Trump em 2020, seus problemas recentes com a justiça americana e sua natural rejeição devido a sua personalidade? 

Em 2020, a eleição ocorreu durante o período turbulento da Covid-19:  o resultado eleitoral foi influenciado pelas estratégias retóricas. O uso excessivo do “estilo paranóico” por Trump e o foco em conspirações abstratas acabaram custando-lhe a presidência. Em contraste, Biden enfatizou a comunidade e falou diretamente sobre os problemas comuns da população, adotando elementos da estratégia de Trump de 2016, conforme aponta o especialista Roderick P. Hart.

Em 2024, a situação estará mais estabilizada, apesar dos conflitos mundiais atuais. O debate eleitoral será baseado tanto nos resultados do mandato de Donald (2016-2020) quanto no de John (2020-2024). 

Jordan Peterson manifesta o seguinte ponto de vista em seu livro 12 Regras para a Vida: quando você se manifesta a favor de algo, contra o que você está se posicionando? Assim, contra o que a população americana está se manifestando nas intenções de voto?

Problemas Econômicos

O atual governo de John Biden já manifestou algumas vezes seu plano para aumentar impostos e crescer o gasto social do governo, principalmente na saúde universal. Talvez esse plano tivesse apoio em momentos mais confortáveis na economia americana, no entanto, a renda real (descontando a inflação) dos americanos está praticamente estagnada desde o início de 2020, conforme mostra o gráfico do Banco Central Americano:

A graph showing the growth of a companyDescription automatically generated

 A ideia do Bidenomics foi um dos propulsores da maior inflação americana desde a década de 70. Em 2020, o Cares Act proporcionou um grande déficit do governo americano, mas permitiu que as famílias não fossem arruinadas ao conceder cheques para manutenção de renda. 

Por outro lado, o The American Rescue Plan baseou-se na ideia de que a situação dos Estados Unidos em 2021 era semelhante à situação em 2020 e, assim, concedeu cheques novamente para a população. Essa medida causou, novamente, um grande déficit para o Tesouro Americano, e  teve pouco resultado, pois levou a uma demanda artificial que apenas aumentou os preços.

Como pode-se observar, a inflação vinha controlada a mais de 10 anos, até dar um grande salto em 2021.

A graph showing a lineDescription automatically generated with medium confidence

A estagnação da renda junto ao desconforto inflacionário certamente é um dos principais motivos para a derrota de Biden. Como James Carville, estrategista de campanha de George Bush, afirmou em sua famosa frase em 1992: “É a economia, idiota!”.

Além da Economia

Nem tudo é uma questão econômica, ainda mais no ambiente atual, onde o debate sobre valores tem crescido nas redes sociais. 

A sociedade americana, apesar do progressismo de suas grandes cidades, ainda é bastante conservadora. Uma pauta que tem trazido bastante desconforto é a questão da imigração ilegal. 

A estimativa é que tenham entrado entre 5 e 10 milhões de imigrantes ilegais durante o governo Biden. Diversos vídeos na fronteira americana viralizaram, mostrando o descaso da administração do atual presidente com essa pauta.. Juízo de valor a parte, uma pesquisa mostra que a grande maioria dos americanos é contra a imigração ilegal. Ao mesmo tempo, a população é favorável a imigração de pessoas habilidosas:

A graph of a number of green rectangular barsDescription automatically generated with medium confidence

Outro ponto, é a questão dos conflitos geopolíticos atuais. John Biden já passou por 3 grandes problemas geopolíticos (além da disputa com a China): Afeganistão, Ucrânia e Israel. Num raro consenso, Democratas e Republicanos tendem a concordar, mesmo que por motivos diferentes, que ele não lidou bem com nenhum deles.

Concluindo, uma série de erros políticos, minam a confiança da população. Somam-se as trapalhadas de John Biden devido à sua idade, frequentemente destacadas pela mídia. Pequenos lapsos de memória e gafes públicas têm sido atribuídos à sua idade avançada, levando a questionamentos sobre sua capacidade de liderar efetivamente o país.

Dificilmente o Partido Democrata conseguiria virar o jogo para o atual presidente mesmo antes da tentativa de assassinato de Trump. Esse triste evento no fim de semana parece apenas ter “pregado a tampa do caixão”.

Referências

  CNN Brasil. Cresce o número de parlamentares democratas pedindo desistência de Joe Biden. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/cresce-o-numero-de-parlamentares-democratas-pedindo-desistencia-de-joe-biden/. Acesso em: 15 jul. 2024.

  THE ECONOMIST. Five months out, Donald Trump has a clear lead. Disponível em: https://www.economist.com/united-states/2024/06/12/five-months-out-donald-trump-has-a-clear-lead?utm_medium=cpc.adword.pd&utm_source=google&ppccampaignID=21020472371&ppcadID=159043845059&ppcgclID=CjwKCAjw7s20BhBFEiwABVIMrfCrZD0sJln_Sstk9F3TtnCQAOSsfOhR5FFrp2zZUHPE5Yf_S3Q7dhoCVCAQAvD_BwE&gad_source=1&gclid=CjwKCAjw7s20BhBFEiwABVIMrfCrZD0sJln_Sstk9F3TtnCQAOSsfOhR5FFrp2zZUHPE5Yf_S3Q7dhoCVCAQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds. Acesso em: 15 jul. 2024.

  REALCLEARPOLITICS. Betting Odds for the 2024 Presidential Election. Disponível em: https://www.realclearpolling.com/betting-odds/2024/president. Acesso em: 15 jul. 2024.

  POLITICO. Biden campaign rejects ‘defund the police’. Disponível em: https://www.politico.com/news/2020/06/08/biden-campaign-rejects-defund-police-307401. Acesso em: 15 jul. 2024.

  FEDERAL RESERVE BANK OF ST. LOUIS. Medical Care Price Index. Disponível em: https://fred.stlouisfed.org/series/MEDCPIM158SFRBCLE. Acesso em: 15 jul. 2024.

  FEDERAL RESERVE BANK OF ST. LOUIS. Employment Level – Women. Disponível em: https://fred.stlouisfed.org/series/LES1252881600Q. Acesso em: 15 jul. 2024.

  THE WALL STREET JOURNAL. Joe Biden Budget Released. Disponível em: https://www.wsj.com/politics/policy/joe-biden-budget-released-fcd2b0d2. Acesso em: 15 jul. 2024.

  THE HILL. Illegal immigrants double under Biden, and that’s just the start. Disponível em: https://thehill.com/opinion/4423296-matthews-illegal-immigrants-double-under-biden-and-thats-just-the-start/. Acesso em: 15 jul. 2024.

  FACTCHECK. Breaking Down the Immigration Figures. Disponível em: https://www.factcheck.org/2024/02/breaking-down-the-immigration-figures/. Acesso em: 15 jul. 2024.

HART, Roderick P. Por que Trump perdeu e como? Uma explicação retórica. 1. ed. Austin: University of Texas Press, 2021.

...
Avatar photo

Victor Moreschi

Leitor de jornal (versão física) desde os 15 anos, Victor Hugo demonstrou interesse por atualidades e por política desde o início da adolescente. O seu pensamento liberal veio por influência familiar e por conclusões pessoais após muitas leituras. Atualmente, estuda economia e trabalha no mercado financeiro.

Sem comentários por enquanto!

Seu endereço de email não vai ser publicado.