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Lucas Corrêa

Comunicador social formado pela PUC-RS, trabalha com estratégia digital, gestão de marca e produção de conteúdo. Foi diretor de comunicação do Instituto Liberdade e cofundador do Instituto Atlantos, onde foi diretor de comunicação por cinco anos. Desenvolveu a identidade visual e a estratégia de comunicação de duas campanhas políticas vencedoras entre 2020 e 2022. Em 2023, esteve à frente da estratégia digital do Fórum da Liberdade, do Instituto de Estudos Empresariais. Desde 2020, é pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – o LABÔ. Em 2024, assumiu a gestão da comunicação do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo, sendo responsável pela estratégia de comunicação do Fórum Caminhos da Liberdade.

Era 2014 quando começou a frequentar as palestras gratuitas organizadas por um grupo de estudantes universitários de Porto Alegre intitulado Clube Miss Rand. O pequeno grupo era composto por jovens que, assim como ele, não estavam satisfeitos com a formação que até então lhes tinha sido oferecida pelas instituições de ensino.

Formado em Comunicação Social (2013) e Produção Audiovisual (2009) em uma das melhores universidades do país, pôde verificar a predominância de um viés ideológico anti-liberal ao longo de toda sua jornada universitária de seis anos e meio de duração, que incluiu o estudo de disciplinas voltadas à sociologia, à ética e à filosofia.

Os transtornos sociais e políticos que tomaram o país a partir de 2013 pareciam ter pegado o mundo universitário de surpresa, e as instituições tradicionais que ali repousavam não souberam explicar ou dar ensejo aos interesses que despertavam na mente de grande parte da população brasileira.

O Clube Miss Rand vinha para atender parte dessa demanda com palestras, debates e atividades sobre diversos temas candentes relativos à política, à economia e à sociedade, abordados a partir de fundamentos liberais. Passou a ser um frequentador assíduo das atividades e logo foi convidado pelo então presidente Guilherme Benezra a participar da iniciativa, se responsabilizando por todo trabalho envolvendo a comunicação, sua área de formação.

Havia uma demanda não atendida pelas ideias liberais e o trabalho logo começou a render frutos. Em 2015, um “clube” não comportava mais a dimensão do que estavam fazendo. Em agosto, o Miss Rand se tornava Atlantos. O clube virava instituto. Seu trabalho foi criar a nova marca do zero, além do conteúdo diário nas redes sociais e a editoração do site, revisando, publicando, e divulgando os textos produzidos pelos colaboradores.

Em apenas um mês de vida, 8 mil pessoas já acompanhavam o trabalho do Instituto pelo Facebook. Ao fim daquele ano, já eram 17 mil seguidores e mais de 10 milhões de pessoas alcançadas. Ainda não havíam fechado 10 meses de vida quando passaram a marca dos 30 mil seguidores – número que dobraria em algum ponto dos anos seguintes.

Em pouco tempo, já haviam realizado mais de uma centena de eventos e palestras com acadêmicos nacionais e estrangeiros em todas as universidades mais importantes da região. No seu escopo também estava a criação da identidade visual e o marketing do carro-chefe, a Conferência Atlantos, realizada todo ano desde 2016 para centenas de pessoas.

Seu trabalho no Instituto Atlantos foi, de muito longe, a experiência mais importante tanto para o seu crescimento quanto para a criação da sua reputação profissional, abrindo diversas portas e atraindo convites para trabalhar com pessoas bem sucedidas em suas áreas, que chegaram até ele pela admiração que nutriam pelo seu trabalho junto ao instituto ou pela recomendação de pessoas que conheciam a sua atuação na organização. 

O Atlantos te introduz em diversos meios e te dá a oportunidade de conhecer e aprender com pessoas de sucesso em diversas áreas de atuação, possibilitando conexões que de outro modo não aconteceriam. Sem dúvida, o retorno que recebeu pela dedicação ao Atlantos já excedeu largamente tudo que entregou à instituição nestes quase dez anos de existência.

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