Skip to main content

Esperança do Pontificado de Leão XIV

...

Sem dúvida, a morte de Papa Francisco foi algo que trouxe profunda consternação em diversos espectros da esfera global, ultrapassando o universo católico. O Papa Francisco (Bergoglio) adotou costumes e hábitos que impactaram as pessoas através de sua singularidade e autenticidade, o que lhe trouxe também severas críticas da ala conservadora da Igreja. Entretanto, seu pontificado foi marcado pela construção de uma Igreja atuante dentro da sociedade e atenta às necessidades humanas. 

Olhando sobre um panorama histórico, Papa Francisco materializou o que foi instituído pelo Concílio Vaticano II, cuja finalidade era colocar o indivíduo no centro da Igreja. O período conciliar foi de grande importância para a Igreja Católica, pois foi o evento capaz de reavivar uma religião que estava submersa no ostracismo, sem qualquer interação para com seus adeptos, tendo sido uma iniciativa do Papa João XXIII pontífice de grande semelhança com Francisco. 

A Igreja Católica é uma das instituições mais antigas e influentes da história, desempenhando papel fundamental na difusão do cristianismo e na formação da civilização ocidental, entretanto, ela já foi protagonista de manifestações arcaicas, injustas e até mesmo arbitrarias. Seria de suma importância destacar aqui a renovação que o pontificado de Papa Francisco trouxe, dentre elas, o aberto diálogo para com outras dissidências religiosas, seu posicionamento acolhedor com relação as questões homoafetivas e de gênero, bem como suas constantes exortações relevantes nas encíclicas acerca das questões climáticas e sociais de modo geral. Independentemente de qualquer concordância, pode-se afirmar que a valorização do indivíduo e exaltação de suas necessidades é um atributo inerente ao humanismo que intrinsecamente está atrelado ao alicerce do liberalismo. 

O Papa Leão XIV traz consigo algumas características relevantes, uma delas, é que apesar de ser norte-americano, o pontífice possui grande conhecimento da realidade da América Latina pelo fato de ter exercido atividades eclesiásticas no Peru por mais de dez anos, atuando como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Entretanto, esses aspectos são secundários quando se trata da influência real que o cargo de ‘’Sucessor de Pedro’’ exerce no mundo inteiro. 

O então cardeal agostiniano Robert Francis Prevost escolheu seu nome papal baseado no Papa Leão XIII, que foi um pontífice que teve como marca de seu trabalho o ensino social católico moderno em meio à Segunda Revolução Industrial além de ter sido um grande entusiasta pelo fim da escravidão no Brasil. Levando em consideração a influência que Santo Agostinho exerce na vida sacerdotal de Leão XIV, podemos dizer que este possui aspirações na filosofia de Platão, responsável por inspirar o movimento Renascentista, que reconstituiu a identidade da Europa, e também séculos depois insuflou o Iluminismo, que deu uma nova perspectiva sobre o papel do ser humano dentro da égide da engenharia social à qual naturalmente está circunscrito. 

Diante do novo pontificado e levando em consideração o histórico do Papa Leão XIV, acredito que suas posições irão ao encontro com a de seus nobres precursores, buscando sempre elevar o indivíduo juntamente com a dignidade que acima de tudo, abarca o bem mais precioso da humanidade, a liberdade!

...

Sem comentários por enquanto!

Seu endereço de email não vai ser publicado.