Skip to main content

Esperança do Pontificado de Leão XIV

...

Sem dúvida, a morte de Papa Francisco foi algo que trouxe profunda consternação em diversos espectros da esfera global, ultrapassando o universo católico. O Papa Francisco (Bergoglio) adotou costumes e hábitos que impactaram as pessoas através de sua singularidade e autenticidade, o que lhe trouxe também severas críticas da ala conservadora da Igreja. Entretanto, seu pontificado foi marcado pela construção de uma Igreja atuante dentro da sociedade e atenta às necessidades humanas. 

Olhando sobre um panorama histórico, Papa Francisco materializou o que foi instituído pelo Concílio Vaticano II, cuja finalidade era colocar o indivíduo no centro da Igreja. O período conciliar foi de grande importância para a Igreja Católica, pois foi o evento capaz de reavivar uma religião que estava submersa no ostracismo, sem qualquer interação para com seus adeptos, tendo sido uma iniciativa do Papa João XXIII pontífice de grande semelhança com Francisco. 

A Igreja Católica é uma das instituições mais antigas e influentes da história, desempenhando papel fundamental na difusão do cristianismo e na formação da civilização ocidental, entretanto, ela já foi protagonista de manifestações arcaicas, injustas e até mesmo arbitrarias. Seria de suma importância destacar aqui a renovação que o pontificado de Papa Francisco trouxe, dentre elas, o aberto diálogo para com outras dissidências religiosas, seu posicionamento acolhedor com relação as questões homoafetivas e de gênero, bem como suas constantes exortações relevantes nas encíclicas acerca das questões climáticas e sociais de modo geral. Independentemente de qualquer concordância, pode-se afirmar que a valorização do indivíduo e exaltação de suas necessidades é um atributo inerente ao humanismo que intrinsecamente está atrelado ao alicerce do liberalismo. 

O Papa Leão XIV traz consigo algumas características relevantes, uma delas, é que apesar de ser norte-americano, o pontífice possui grande conhecimento da realidade da América Latina pelo fato de ter exercido atividades eclesiásticas no Peru por mais de dez anos, atuando como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Entretanto, esses aspectos são secundários quando se trata da influência real que o cargo de ‘’Sucessor de Pedro’’ exerce no mundo inteiro. 

O então cardeal agostiniano Robert Francis Prevost escolheu seu nome papal baseado no Papa Leão XIII, que foi um pontífice que teve como marca de seu trabalho o ensino social católico moderno em meio à Segunda Revolução Industrial além de ter sido um grande entusiasta pelo fim da escravidão no Brasil. Levando em consideração a influência que Santo Agostinho exerce na vida sacerdotal de Leão XIV, podemos dizer que este possui aspirações na filosofia de Platão, responsável por inspirar o movimento Renascentista, que reconstituiu a identidade da Europa, e também séculos depois insuflou o Iluminismo, que deu uma nova perspectiva sobre o papel do ser humano dentro da égide da engenharia social à qual naturalmente está circunscrito. 

Diante do novo pontificado e levando em consideração o histórico do Papa Leão XIV, acredito que suas posições irão ao encontro com a de seus nobres precursores, buscando sempre elevar o indivíduo juntamente com a dignidade que acima de tudo, abarca o bem mais precioso da humanidade, a liberdade!

...
Avatar photo

Isaac Freitas

Sou Isaac Leal da Silva Freitas, tenho 23 anos, natural da cidade de Valença, sul do Estado do Rio de Janeiro. Desde muito cedo tive a oportunidade de estar em contato com entidades que exigiram o aperfeiçoamento da minha capacidade de liderança, comunicação e desenvoltura lexical. Durante os anos de 2018 e 2019, ocupei a presidência do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira, que durante anos estava no ostracismo. Após a conclusão do Ensino Médio, no final de 2019, prestei vestibular para cursar Administração, no entanto, a pandemia e outros fatores fizeram com que eu abandonasse o curso e após um período de reflexão, migrasse para o Direito que sempre foi meu propósito. Após iniciar o curso de Direito, em 2023, pela Universidade Fundação Educacional Dom André Arcoverde - UNIFAA, de imediato me deparei com a constituição de uma liga acadêmica, que posteriormente seria fundada no segundo semestre, hoje, atual Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas - LACJ, a primeira do curso de Direito em quase 60 anos de existência, visando promover extremada produção acadêmica através da escrita de artigos científicos, palestras, seminários, clube de debates, além de estar voltada a atividades de cunho social, como ações arrecadação de donativos e outras envolvendo questões ambientais. Em março de 2024 fui empossado no Rotary Club de Valença, instituição de grande tradição na cidade, entretanto, devido ao falecimento de muitos rotarianos estava com quorum muito baixo. Após ingressar no Rotary, me dediquei com palestras informativas e para fundar um Rotaract Club. Na última conferência do Rotary, em Caxambu, fui premiado pelo fato de ser um dos rotarianos mais jovens do Distrito 4571. Sou também integrante do Conselho da União Valenciana de Preservação Ferroviária - UVAFER, entidade que visa resgatar a memória da atividade ferroviária que foi o principal esteio econômico do Município. Na condição de graduando, venho trabalhando juntamente com outros colegas para reativar a Academia Valenciana de Ciências Jurídicas, fundada em 2007, mas até hoje permanece inativa. Sempre fui entusiasta do Liberalismo Clássico, ávido leitor de Roberto Campos, John Locke, Adam Smith, Barão de Montesquieu, dentre outros. No entanto, conheci o Instituto Atlantos em abril deste ano, durante sua participação no evento Fórum da Liberdade, que ocorreu em Porto Alegre.

Sem comentários por enquanto!

Seu endereço de email não vai ser publicado.