Skip to main content

João Pedro Bastos

João Pedro Bastos foi nosso terceiro presidente (2017-2019) e posteriormente atuou como conselheiro (2019-2023) do Instituto. Atualmente, ele é economista formado pela PUC-RS e doutorando em Economia Aplicada e fellow do Free Market Institute, ambos na Texas Tech University, onde também obteve seu mestrado. Hoje em dia, se dedica à pesquisa empírica na área de desenvolvimento econômico, como foco especial em corrupção. Seus artigos já foram publicados em periódicos internacionais como o Journal of Development Studies e o Review of Development Economics. Ele também contribui regularmente para a Revista Exame, e é um dos professores do curso Hayek: O Caminho da Liberdade do Instituto Mises Brasil.

No entanto, sua trajetória acadêmica e profissional começou junto ao Instituto Atlantos, como um aluno de economia interessado pela Escola Austríca — veja ele falando sobre a vida e a obra de Friedrich Hayek, um dos economistas desta escola de pensamento, aqui.

Desde 2015, ele já participava dos eventos do instituto, quando ainda nos chamavamos de Clube Miss Rand. Nesta época, foi também um dos fundadores do Clube Empreendedorismo e Liberdade, que organizava eventos e palestras na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. 

“O Atlantos abriu inúmeras portas que foram essenciais na minhas carreira. Hoje faço doutorado nos Estados Unidos com bolsa integral do Free Market Institute (FMI), na Texas Tech University porque, anos atrás, tive a oportunidade de conhecer o FMI por meio de um evento do Atlantos.”

Logo após a fundação do Instituto Atlantos, em 2016, o Clube Empreendedorismo e Liberdade passou a funcionar como a filial do Instituto na Economia da UFRGS, e João Pedro começou a participar mais ativamente como membro e, em 2017, tornou-se Diretor de Ativismo. Nesta função, conseguiu colocar o Atlantos no centro do debate sobre a regulamentação do Uber em Porto Alegre, sendo inclusive mencionados na tribuna da Câmara Municipal. 

Em seguida, João Pedro tornou-se Diretor de Projetos do Instituto e ficou encarregado da organização da II Conferência Atlantos, sob a gestão da Victoria Jardim, nossa segunda presidente. A Conferência tratou dos 100 anos da Revolução Russa e acabou sendo premiada com o Smith Student Outreach Award, da Atlas Network.

Em 2017, ele passou a integrar o International Executive Board do Students for Liberty e, em 2018, ele foi reconhecido com um Top 50 Líderes Globais da mesma instituição.

Desde então, João Pedro trabalhou como analista de políticas públicas nos âmbitos do Poder Legislativo e Executivo de Porto Alegre, ajudando na criação e implementação de importantes reformas econômicas na cidade, incluindo a aprovação da Lei de Liberdade Econômica Municipal, que permite que empresas de baixo risco possam funcionar sem necessidade de alvará e autorização prévia do município, e o fim do monopólio público sobre as rotas turísticas de ônibus de Porto Alegre. Ele também trabalhou na Comissão de Modernização Legislativa, que revisou todas as mais de 15 mil leis de Porto Alegre, onde criou uma matriz de impacto regulatório que auxiliava a determinar quais leis deveriam ser enviadas para consolidação ou revogação, simplificando o arcabouço legal da cidade. 

Em meio à pandemia, ele integrou a Comissão de Medidas Econômicas para a Covid-19 da Prefeitura de Porto Alegre como membro consultivo. A comissão aprovou medidas como a postergação de prazos de alvarás e licenças, bem como prazos de pagamentos de impostos e a desburocratização de processos junto à prefeitura. 

Desde então, João Pedro foi aos Estados Unidos cursar seu doutorado e pretende seguir carreira acadêmica por lá. 

Você pode saber mais sobre o João Pedro em seu site (www.jpmvbastos.com) e conhecer mais sobre a história do Atlantos em um dos primeiros epísodios do Podcast Tapa da Mão Invisível

Sem comentários por enquanto!

Seu endereço de email não vai ser publicado.