Skip to main content

1984: O Grande Irmão está vigiando você

...

Eric Arthur Blair, ficou conhecido por seu pseudónimo George Orwell (1903-1950) foi um escritor e jornalista britânico, conhecido por suas críticas à injustiça social e ao totalitarismo. Outras obras notáveis incluem A Revolução dos Bichos e Na Pior em Paris e Londres. Sua escrita é marcada por um estilo claro e direto, e um compromisso com a verdade e a justiça.

Na obra 1984: O Grande Irmão está vigiando, escrita por George Orwell e publicada em 1949, Orwell nos apresenta um mundo de ideias contrárias à liberdade e ao individualismo que leva ao cenário distópico e totalitário onde o governo exerce controle absoluto sobre todos os aspectos da vida. A narrativa acompanha Winston Smith, um funcionário do Partido que começa a questionar a opressão do regime. O romance é dividido em três partes e um apêndice: onde na parte 1 é introduzido o mundo de Oceania, o Partido, e a vida de Winston Smith; na parte 2 é focada no desenvolvimento do relacionamento entre Winston e Julia e suas tentativas de rebelião; na parte 3 é a captura, tortura, e reeducação de Winston, culminando na sua total submissão ao Partido; e no apêndice é explicado a teoria e objetivo do Novidioma.

Em 1984, George Orwell constrói um mundo onde a liberdade é inexistente e a vigilância é constante. O Partido, liderado pela figura enigmática do Grande Irmão, utiliza a propaganda, a manipulação da linguagem (Novidioma), e o controle mental para manter seu poder, gerando a dúvida sobre a existência de liberdade dentro do próprio ser. Winston Smith, o protagonista, trabalha no Ministério da Verdade, onde altera registros históricos para se alinhar às mentiras do Partido. Questionando a verdade, a realidade e a confiança na própria memória, ele começa a se rebelar internamente contra o sistema, iniciando um relacionamento secreto com Julia. No entanto, suas tentativas de resistência são inúteis, e ele acaba sendo capturado e torturado pela Polícia Ideológica. No final, Winston é completamente subjugado e aprende a amar o Grande Irmão.

Orwell oferece uma visão aterrorizante de um futuro onde o individualismo e a liberdade, tanto positiva como negativa, são extintos e a verdade é moldada pelo interesse daqueles no poder. 1984 serve como um poderoso alerta contra regimes totalitários e o cerceamento de liberdades civis. A riqueza de detalhes do mundo criado por Orwell torna o contexto da história muito plausível e a leitura envolvente e perturbadora. O uso do Novidioma é uma crítica brilhante à manipulação da linguagem, assim como o Ministério da Verdade é uma crítica à manipulação e controle da narrativa referente a momentos históricos. A necessidade de um inimigo público como justificativa de meio para um fim, e a crítica – mais presente em suas obras – ao uso da fantasiosa ideia coletivista de bem-estar social como forma de controle político, são aspectos que já foram utilizados diversas vezes em nossa história.

1984 é essencial para leitores interessados em entender a atualidade, política, sociologia e direitos humanos. É particularmente relevante para estudantes de ciências sociais e humanidades, bem como para qualquer pessoa preocupada com as questões de vigilância, liberdade e individualismo. Embora a narrativa seja sombria, oferece importantes reflexões sobre o poder e a resistência.

...
Avatar photo

João Gabriel Soares

Fascinado com o mundo das finanças pessoais após ler Pai Rico Pai Pobre, João Gabriel Gonçalves Soares, saiu de Canela - RS, onde trabalhava como monitor em um parque de diversões, e voltou para Porto Alegre para se dedicar aos estudos sobre mercado financeiro e trabalhar como Assessor de Investimentos. Trabalhou dos 19 aos 21 como assessor, graduou-se em Gestão Financeira, está cursando o bacharelado em Ciências Econômicas e um Pós Graduação em Escola Austríaca. Ainda aos 21 anos migrou para a Consultoria Financeira e ingressou como coordenador de formação e projetos no Instituto Atlantos. Gosta de praticar esportes dos mais variados, ler livros - principalmente sobre política, filosofia, economia, investimentos - e ultimamente tem se aventurado em livros e filmes biográficos e de ficção.

Sem comentários por enquanto!

Seu endereço de email não vai ser publicado.