Skip to main content

Conflito entre Índia e Paquistão

...

Você provavelmente ficou sabendo dos ataques aéreos indianos contra localidades no Paquistão, e sobre a possibilidade de uma nova guerra começar em nosso mundo, porém, mais do que apenas um conflito no globo, essa disputa é carregada de legado histórico, cultural e religioso que criam um contexto complexo para se entender melhor
este conflito.

A maioria dos conflitos envolvendo Índia e Paquistão tiveram início após a independência desses países do império britânico depois da Segunda Guerra Mundial, as fronteiras entre esses dois países foi criada levando em consideração a religião predominante em cada província, onde a Índia se formou a partir das províncias de maioria Hindu e o Paquistão a partir das regiões de maioria Muçulmana, porém, uma dessas províncias, a Caxemira, era governada por Hindus enquanto a maioria da população era Muçulmana, a decisão de seu governante de se juntar a Índia gerou graves tensões com o Paquistão que perduram até os dias atuais.

As tensões atuais começaram quando um grupo armado realizou um atentado em uma região turística da Caxemira, resultando em mais de 20 fatalidades. O governo indiano respondeu ao atentado através de uma operação militar para neutralizar diversos campos de grupos armados, alguns deles em território Paquistanês, o que fez com que o governo do Paquistão prometesse uma resposta a este ataque. O maior risco deste conflito é a ameaça nuclear, já que ambos os países detêm esse tipo de armamento, por esta razão, a escalada das tensões pode literalmente determinar o futuro de mais de 20% da população global.

O conflito na região da Caxemira, entre Índia e Paquistão, evidência a necessidade de se buscar a liberdade religiosa e, acima de tudo, o respeito em relação a religiões distintas, haja vista que um dos principais fatores que estão impulsionando o conflito é a diferença religiosa entre muçulmanos e hindus, o mesmo serve para diversos outros conflitos do presente e do passado, onde a preferência de um Estado por uma determinada religião pode acabar custando a vida de milhares ou até mesmo milhões de pessoas com o passar do tempo em conflito contra outros Estados que possuem uma preferência religiosa distinta.

...
Avatar photo

André Moser

Bacharelando em Geografia na UFRGS. Acredito no progresso através da continuidade das instituições, da prudência em relação a grandes mudanças e das liberdades individuais e econômicas como melhor forma para uma sociedade prosperar. Nas horas vagas gosto de debater política, fazer trilha na natureza, praticar esportes ao ar livre e ampliar meu entendimento do mundo através do estudo e da aprendizagem.

Sem comentários por enquanto!

Seu endereço de email não vai ser publicado.